Ação do TCE/CRC em Cacoal esclarece dúvidas sobre contas de governo

14 de setembro de 2018 | 10:57

Dentro da parceria estabelecida entre o Tribunal de Contas do Estado (TCE-RO) e o Conselho Regional de Contabilidade de Rondônia (CRC-RO), foi realizada nesta semana reunião do grupo de trabalho da contabilidade pública. A ação ocorreu no auditório da Secretaria Regional de Controle Externo no município de Cacoal.

Com foco no esclarecimento de dúvidas e no aprimoramento do processo das prestações de contas dos municípios rondonienses, o evento foi voltado aos técnicos das administrações municipais que atuam nos setores de contabilidade e controle interno e também prestadores de serviços de contabilidade.

Na ocasião, representaram o Tribunal de Contas do Estado, os auditores de Controle Externo, Marcus Cézar (secretário de contas do TCE-RO) e Rodolfo Kezerle (coordenador geral de auditoria das contas dos chefes de executivo).

Os auditores de Controle Externo do TCE, Marcus Cézar e Rodolfo Kezerle, repassaram orientações sobre as  contas de governo

Durante a atividade, foram tratadas temáticas, como os cumprimentos das ações referentes às determinações e recomendações do Tribunal a respeito das contas de governo. Os auditores do TCE buscaram esclarecer pontos e eventuais dúvidas sobre essa questão para os jurisdicionados que participaram do evento.

Foi citado também o uso da nova metodologia para análise das prestações de contas dos municípios, cuja efetivação garante uniformidade, melhoria da qualidade da instrução dos processos, assim como redução e racionalização do tempo demandado para as auditorias.

Outros assuntos dentro da temática abordada foram expostos ao longo da apresentação. Ao fim, os participantes ainda fizeram questionamentos aos representantes do TCE auxiliando assim na maior assimilação do conhecimento a respeito das contas de governo.