Agentes públicos de Jaru participam de capacitação realizada pela Escon/TCE

11 de abril de 2018 | 8:00

Com o objetivo de capacitar servidores do município de Jaru e regiões adjacentes, o Tribunal de Contas (TCE-RO), por meio da Escola Superior de Contas (Escon), realizou nos dias 5 a 6 deste mês o curso “Elaboração e Execução Orçamentária”. A atividade buscou fornecer aos participantes conhecimentos necessários ao bom desempenho de tarefas ligadas a essa temática.

Com um total de 16 horas-aula, a capacitação, realizada no município de Jaru, foi ministrada pelo conselheiro-substituto do TCE-RO, Omar Pires Dias, por solicitação do prefeito do município, João Goncalves Júnior, junto ao conselheiro Wilber Coimbra, presidente da Escon. Foram atendidos aproximadamente 90 agentes públicos, entre servidores, vereadores e secretários.

“O curso buscou disponibilizar um manancial de conhecimentos técnicos para os participantes, haja vista que tudo que é realizado na administração pública obrigatoriamente deve ser planejado e orçado. Por isso a necessidade de que os profissionais que atuem nesta área estejam devidamente capacitados para atender essas demandas”, disse o conselheiro-substituto.

Foram abordados, entre outros assuntos, etapas da gestão pública; planejamento e orçamento governamental com foco em instrumentos legais, como PPA, LDO e LOA; a lógica do orçamento-programa; aspectos relativos ao processo de gestão, envolvendo suas quatro fases (elaboração, execução, monitoramento e avaliação e correção/revisão), além de aspectos relativos à receita e à despesa.

Ainda durante a capacitação, os participantes aproveitaram para fazer questionamentos a respeito do assunto com o instrutor, buscando desse modo o aprofundamento dos seus conhecimentos. Os participantes que cumpriram efetivamente a carga horária terão direito a certificados expedidos pela Escola Superior de Contas do TCE-RO.