Principal

ASI faz levantamento de interessados em participar da Brigada de Incêndio do TCE

22 de maio de 2017 | 10:27

Servidores, estagiários e colaboradores terceirizados interessados em fazer parte, de modo voluntário, da Brigada de Incêndio do Tribunal de Contas podem participar do levantamento que está sendo realizado pela Assessoria de Segurança Institucional (ASI).

Para tanto, basta entrar em contato com a Assessoria, que funciona na sala próxima à Recepção do TCE, no térreo do prédio-anexo, ou então pelo ramal 9114.

De acordo com o assessor de Segurança Institucional, tenente-coronel PM José Itamir de Abreu, para montar a Brigada de Incêndio é necessário o recrutamento de dois servidores por andar de cada prédio, além das Secretarias Regionais de Controle Externo localizadas no interior.

Daí a importância do levantamento que visa aferir o interesse em participar da brigada. A partir disso, a ASI estará realizando, juntamente com a Escola Superior de Contas (Escon) uma capacitação, pré-definida para o período de 31 de julho a 4 de agosto, com vistas à formação de novos brigadistas para o Tribunal de Contas.

Nesse curso, serão repassadas, entre outras técnicas, como identificar situações de emergência, acionar o Corpo de Bombeiros, cortar energia quando necessário, realizar primeiros socorros, controlar pânico, guiar a saída das pessoas para abandono da área, combater princípios de incêndio, bem como manusear os extintores de forma adequada.

FOLGA

De acordo com a Resolução nº 158/TCE-RO/2014 (acesse aqui), que criou e regulamentou a Brigada de Incêndio e Emergência do TCE, os servidores ou estagiários voluntários brigadistas fazem jus a folga compensatória, nos termos do artigo 9º do referido normativo.

Além disso, o artigo 1º, parágrafo 4º, destaca que as horas-aula de participação do servidor no treinamento para formação da Briga são consideradas para efeito de adicional de qualificação funcional, bem como em sua avaliação de desempenho.


Mais notícias