Principal

Avaliação e monitoramento do Plano Estratégico 2016/20 são abordados em reunião no TCE-RO

18 de janeiro de 2017 | 12:43

A importância de se realizar de modo efetivo o controle, a avaliação e o monitoramento das ações programadas dentro do Plano Estratégico do Tribunal de Contas, horizonte 2016/2020, foi destacada durante reunião realizada nessa segunda-feira (16) na sede do TCE-RO.

A atividade, coordenada pela Presidência da Corte com o apoio da Secretaria de Gestão Estratégica, contou com a participação de representantes das unidades envolvidas na execução dos objetivos estratégicos do plano, além dos consultores da Associação Brasileira de Orçamento Público (Abop), Flávio Popinigis e Tomás Rodríguez.

Na ocasião, o conselheiro presidente Edilson de Sousa falou da relevância assumida pelo planejamento estratégico no âmbito da Corte de Contas rondoniense, desde os resultados obtidos com o Plano Estratégico 11/15, até o primeiro ano de execução do atual plano, o qual já trouxe avanços e melhorias ao Tribunal, em conformidade, portanto, com diretrizes emanadas pela Associação Nacional dos Tribunais de Contas (Atricon).

Para 2017, destacou a necessidade de haver ainda mais engajamento de todos os servidores, a fim de que os resultados sejam alcançados, citando também a importância das ferramentas disponibilizadas aos setores, entre os quais, o sistema Channel, que vai monitorar a execução do PE 2016/2020. “Peço a todos que se empenhem em utilizar essa ferramenta gerencial para materializar as ações e alcançarmos os objetivos propostos”, disse.

OFICINAS

O consultor da Abop, Flávio Popinigis, citou algumas ferramentas estratégicas que vão auxiliar os gestores de unidades do Tribunal

O consultor da Abop, Flávio Popinigis, citou algumas ferramentas estratégicas que vão auxiliar os gestores de unidades do Tribunal

Já os consultores da Abop aproveitaram para esclarecer aos participantes da reunião sobre a importância da realização de um bom planejamento estratégico, bem como do controle e da avaliação para a eficácia e a eficiência da gestão não só de cada unidade, mas do Tribunal de Contas como um todo.

Foram abordados ainda aspectos referentes a diversas ferramentas estratégicas utilizadas atualmente pelo TCE, entre as quais, o Índice de Execução do Plano Estratégico (Iepe) e o Índice de Avaliação das Metas dos Objetivos Estratégicos (Iamoe), os quais servem, entre outros objetivos, para traduzir em números o que está sendo feito na prática dentro da instituição.

Os consultores da Abop também estarão, ao longo desta semana, ministrando oficinas aos servidores do Tribunal de Contas, buscando revisar ou construir os planos de ação e metas elaborados ou em elaboração para dar atendimento às ações sugeridas a partir da pesquisa de clima organizacional realizada pelo TCE, com o auxílio da Fundação Dom Cabral (FDC).


Mais notícias