Principal

Evento no TCE aborda atitudes pelo fim da violência contra a mulher

07 de dezembro de 2017 | 8:31

Aconteceu no auditório do Tribunal de Contas do Estado de Rondônia (TCE) no dia 1° de dezembro o evento com o tema “Atitude Pelo Fim da Violência Contra a Mulher”, ocasião em que foi oportunizado o debate visando à conscientização acerca dessa temática. Trata-se de uma realização da Rede Lilás de Atendimento e Enfrentamento à Violência contra a Mulher no Estado de Rondônia, da qual o TCE-RO é uma das instituições integrantes.

Na abertura do evento, o presidente do TCE, conselheiro Edilson de Sousa, agradeceu a presença de todos os participantes e falou sobre a importância da conscientização a respeito do enfrentamento a violência contra a mulher.

O conselheiro presidente Edilson de Sousa falou sobre o combate à violência contra a mulher

O conselheiro presidente Edilson de Sousa falou sobre o combate à violência contra a mulher

“Não devemos ser omissos quanto às diferentes formas de violência contra as mulheres. Entendo que este tipo de ação realizada pela rede lilás reforça essa luta, que deve ser encapada por todos, para que possamos extinguir essa triste realidade”, salientou.

PEÇA

Durante o evento, foi encenada uma peça pelo grupo de teatro Raízes do Porto, tendo como temática central a violência contra a mulher. De acordo com as integrantes do grupo, as atrizes Odicléia Silva, Arlete Viana e Suely Rodrigues, os diálogos estabelecidos durante a peça eram baseados em fatos verídicos de pessoas que já haviam sofrido algum tipo de violência e foram acolhidas em uma “casa abrigo” de Porto Velho. A servidora auditora do Controle Externo, Luciene Bernado Santos Kochmanski, cantou uma música em alusão ao fim da violência.

O grupo de teatro Raízes do Porto encenaram peça em alusão a temática do evento

O grupo de teatro Raízes do Porto encenou peça em alusão à temática do evento

Também foi realizada uma roda de conversa entre os integrantes da Rede Lilás. Estiveram presentes o representante da Sesdec, delegado Júlio César Ugalde; as psicólogas Francleia Corrêa Silva (Creas) e Luciana Magalhães (maternidade); a coordenadora da Vigilância das Violências, Itassi Ferreira; o capitão do 5º Batalhão da Polícia Militar, Ewerson Melo Pontes e o psicólogo do Juizado de Violência Doméstica e Familiar Contra a Mulher, Cristiano Correa de Paula.

A servidora Luciene  Santos Kochmanski cantou uma musica sobre o fim da violência

A servidora Luciene Santos Kochmanski cantou uma música sobre o fim da violência

Pelo TCE, participaram da roda de conversa a psicóloga e assessora Frieda Maria de Sousa e a servidora e auditora de Controle Externo, Rosimar Francelino, que está à frente do projeto no âmbito da Corte de Contas.

Foram destacados pelos representantes das instituições o que cada uma faz para reforçar as ações da Rede e como atuam em situações envolvendo temáticas relativas a violência contra a mulher.


Mais notícias