Homenagem feita por municípios marca evento do TCE-RO

11 de dezembro de 2018 | 12:28

O reconhecimento à atuação do Tribunal de Contas do Estado (TCE-RO) em favor das administrações públicas municipais de Rondônia marcou a solenidade de abertura do evento realizado nessa segunda-feira (11), no auditório da Corte de Contas, em Porto Velho.

Na ocasião, o conselheiro presidente Edilson de Sousa Silva foi agraciado com a Comenda Municipalista, concedida pela Associação Rondoniense de Municípios (Arom), e entregue pelo vice-presidente da entidade e presidente eleito para o triênio 2019/2021, Claudio Santos (prefeito de Theobroma), acompanhado dos prefeitos Gislaine Lebrinha (São Francisco do Guaporé), Oscimar Ferreira (Campo Novo de Rondônia) e Helma Amorim (Alto Paraíso).

Antes de proceder a entrega da placa com homenagem gravada, o prefeito Claudio Santos lembrou aos presentes que a concessão da comenda é um reconhecimento ao presidente da Corte, estendendo-a a todos os seus pares, devido à implementação de medidas pró-municipalistas.

“Hoje estamos realizando uma justa homenagem ao TCE, na pessoa do seu presidente, pela sensibilidade do órgão para com a fragilidade enfrentada pelas gestões municipais, favorecendo ainda o desenvolvimento local”, disse o presidente eleito da Arom.

Já o conselheiro presidente Edilson de Sousa, ao agradecer pela homenagem feita ao TCE, disse que os grandes destinatários da honraria eram todos os agentes públicos que compõem a Corte de Contas, tanto membros quanto servidores, os quais com seu trabalho têm contribuído não só para o controle dos gastos públicos, missão constitucional do Tribunal, como também para a melhoria da gestão pública.

“Sinto-me surpreso e honrado com essa homenagem feita pelos municípios do nosso Estado, mas não a recebo sozinho, pois se trata do reconhecimento ao fruto de um trabalho de toda nossa Corte, em sua atuação no controle dos gastos públicos e pela prestação de um serviço ainda melhor ao cidadão”, frisou Edilson de Sousa.

O QUE É

A Comenda Municipalista é uma homenagem instituída pela Diretoria da Arom, em reconhecimento a autoridades e instituições que, no exercício de suas funções públicas, tenham realizado ações de promoção e fortalecimento dos municípios. Nesse sentido, a Arom identificou que, em meio a tantas dificuldades enfrentadas pelas gestões municipais, o TCE adota uma postura cooperadora, de punições em plano secundário e orientações em plano primário.

Exemplos do notório reconhecimento feito pela Arom são o Programa de Modernização Fazendária Profaz; as capacitações e orientações realizadas por meio da Escola Superior de Contas (Escon), o aplicativo de manifestação social Opine Aí, assim como o apoio a importantes pautas que permeiam o cotidiano dos municípios rondonienses.