Principal

Live nesta quinta-feira apresenta o Resultado Nacional da Pesquisa sobre Teletrabalho nos TCs

12 de maio de 2021 | 16:05

O Resultado Geral Nacional da Pesquisa sobre Teletrabalho nos Tribunais de Contas será apresentado por meio de “live” realizada nesta quinta-feira (13 de maio), às 14h (horário de Brasília, ou seja, 13h de Rondônia).

Trata-se de iniciativa do Instituto Rui Barbosa (IRB) em parceria com o Conselho Nacional de Presidentes dos Tribunais de Contas (CNPTC), cujo canal no Youtube (disponível neste link) transmitirá o evento.

A pesquisa apresentou 83 perguntas, para as quais 7.555 servidores ativos e/ou com algum vínculo de trabalho com os tribunais apresentaram respostas, compondo uma amostra substancial de 37% do total da população. No total, 32 Tribunais de Contas aderiram à iniciativa.

A robustez da amostra assegura que os resultados apresentam um nível de confiança de 99% e erro amostral de 5%, considerado excelente para análise de dados estatísticos.

Para que pudessem ser avaliados em relação ao período de ocorrência da pandemia da Covid–19, os resultados foram agrupados em antes, durante e após a pandemia.

Os dados consolidados no relatório permitem assegurar que a maioria é favorável à modalidade de teletrabalho, que segundo a Organização Internacional do Trabalho (OIT), é definido pelo uso de tecnologias de informação e comunicação (TIC), tais como smartphones, tablets, computadores portáteis e de secretária.

A pesquisa também contribui com dados sobre as competências técnicas e gerenciais que precisam ser desenvolvidas e sinaliza o comportamento emocional do grupo de respondentes durante a pandemia.

O relatório é rico em dados sobre o objeto da pesquisa “teletrabalho”, e certamente contribuirá para subsidiar a elaboração de propostas de diretrizes para essa modalidade de trabalho.


Mais notícias