Palestra de membro do TCE-RO a gestores e funcionários do Hospital de Amor tem como tema liderança estratégica

12 de julho de 2019 | 13:29

Foi realizada nessa quinta-feira (11), no auditório do Hospital de Amor da Amazônia, em Porto Velho, palestra com o tema “Liderança Estratégica”, ministrada pelo conselheiro do Tribunal de Contas do Estado (TCE-RO), Wilber Carlos dos Santos Coimbra, para diretores e funcionários da unidade de saúde.

A apresentação foi solicitada pela própria direção do hospital junto à Presidência do TCE-RO, tendo em vista o objetivo de capacitar e habilitar seus profissionais visando à elevação dos índices de eficiência e qualidade, gerando, dessa forma, resultados relevantes não apenas para a instituição, mas para toda a sociedade.

Assim, surgiu a demanda ao conselheiro Wilber Coimbra, que recentemente concluiu seu Pós-Doutoramento (“Post Doc”) em Direito pela Faculdade de Direito da Universidade Nova de Lisboa, em Lisboa (Portugal), robustecendo, ainda mais, sua formação acadêmico-jurídica, lastreada ainda por doutorado em Ciência Jurídica, mestrado em Gestão e Desenvolvimento Regional e especialização em Direito Administrativo, além da graduação em Direito.

LIDERANÇA

Inicialmente, Wilber Coimbra explicou que a explanação sobre temáticas relativas à liderança estratégica foi idealizada a partir de “inquietações vivenciadas em sua atuação no mundo acadêmico, nos cursos dos quais participou e nos seus mais de 25 anos de serviços prestados à administração pública”.

“Essa capacitação é fruto dessas inquietações, ou seja, de saber que, no mundo líquido em que vivemos, a constante que temos são mudanças, incertezas e escolhas, para as quais devemos estar sempre preparados”, diz.

Segundo ele, a palestra visa, muito mais do que formar líderes, despertar a força latente da liderança existente no interior de cada ser humano. “Há uma latência de liderança em cada um de nós, que deve ser aplicada não só no trabalho, mas nas demais áreas de nossa vida”.

O palestrante também citou renomados autores de diversas áreas do conhecimento humano e explanou detalhadamente sobre fatores que levam ao desenvolvimento da liderança, a fim de possibilitar uma reflexão que vai além de técnicas e enfoca princípios e valores, entre outros aspectos da natureza humana.

Utilizando-se de exemplos práticos e vídeos, Wilber Coimbra buscou mostrar que o desenvolvimento de habilidades e o estímulo de competências associadas à liderança podem levar à obtenção de melhores resultados, tanto no aspecto individual quanto coletivo, a bem não só da instituição ao qual a pessoa trabalha, como da sociedade de um modo geral.

Segundo ele, “no século XXI, os empreendimentos econômicos, sociais, políticos e tecnológicos são desafiados por condições peculiares criadas pelos fluxos e redes, dentro dos quais os eventos e as pessoas se movimentam desprovidos de trajetórias, cercados por incertezas, virtualidades e muitos riscos”.

MENTE ESTRATÉGICA

Ao fim da explanação, o diretor executivo do hospital, Jean Negreiros, agradeceu ao palestrante pelos ensinamentos e o conhecimento repassado

Além de conceitos sobre gestão e governança, o conselheiro falou também da importância de se adotar práticas administrativas modernas, amparadas em ferramentas como planejamento, controle, gestão moderna de pessoas, assim como princípios organizacionais, como eficácia, efetividade e eficiência.

Para ele, o desenvolvimento de uma mente estratégica passa, necessariamente, por mudança: “O que vemos depende de onde estamos. Vemos o mundo não como ele é, mas como nós somos”, acentuou.

Em sua mensagem final, lembrou que o propósito de uma liderança eficaz e efetiva é conferir independência com a consciência de atitudes interdependentes para que elas encontrem a voz interior delas. “Desse modo, a força das pessoas será produtiva e sua fraqueza se tornará irrelevante diante das forças das outras pessoas, estabelecendo-se, assim, a genuína formação de equipe”, complementou.

Encerrada a explanação, o diretor executivo do Hospital de Amor, Jean Bessa de Negreiros, em seu agradecimento ao palestrante, ressaltou os ensinamentos e o conhecimento repassados aos participantes sobre temática relevante para todas as organizações, especialmente nos tempos atuais.