Principal

TCE prestigia evento do TJ em homenagem ao mês da mulher

20 de março de 2019 | 11:13

O Tribunal de Contas (TCE-RO), por meio do seu presidente, conselheiro Edilson de Sousa Silva, participou nesta sexta-feira (15), no auditório do Tribunal de Justiça, em Porto Velho, da abertura do seminário “Mulheres na atualidade: conquistas e desafios”, uma iniciativa do TJ e da Associação dos Magistrados de Rondônia (Ameron) em homenagem ao mês da mulher.

Na ocasião, o conselheiro Edilson de Sousa participou, juntamente com representantes do TJ e da Ameron, além das palestrantes, da mesa de trabalhos do evento, que aborda temas ligados aos direitos das mulheres.

Durante as manifestações, foram pontuados aspectos da realidade enfrentada atualmente pela mulher na sociedade, incluindo números alarmantes como, por exemplo, o de que, no Brasil, uma mulher é assassinada a cada duas horas, além dos vários casos de assédio sexual notificados cotidianamente.

PALESTRAS

Durante o seminário, foram ministradas palestras enfocando as seguintes temáticas: “Mulheres ao longo da história: o espaço profissional conquistado”. Palestrante: juíza Inês Moreira da Costa, vice-presidente da Ameron; e “Mulheres visíveis”. Palestrante: promotora Tânia Garcia Santiago, da Vara de Violência Doméstica.

“A atuação do Poder Judiciário do Estado de Rondônia no combate à violência doméstica”. Painel com o juiz Fabiano Pegoraro Franco, auxiliar da Corregedoria-Geral da Justiça e titular do 2º Juizado de Violência Doméstica e Familiar Contra a Mulher da comarca de Porto Velho.

“A violência sexual contra a mulher como ato de consumir um corpo coisificado”. Palestrante: Aline Jones, atriz da série ‘O Negócio’, da HBO. Ao final, houve ainda uma mesa de debates mediada pela juíza auxiliar da Presidência do TJ-RO, Euma Tourinho.


Mais notícias