TCE-RO lança o Tô no Controle, portal do cidadão e do jurisdicionado

21 de março de 2017 | 10:38

Foi lançado nessa segunda-feira (20), durante o Seminário Abrindo as Contas, realizado pelo Tribunal de Contas de Rondônia (TCE-RO), o portal Tô no Controle (acesse aqui), que condensa, em um só espaço, uma verdadeira radiografia da realidade atual e passada da administração pública municipal rondoniense, trazendo números, indicadores e informações sobre seus 52 municípios.

O lançamento oficial foi feito pelo conselheiro presidente Edilson de Sousa Silva, que, entre outros pontos, citou o esforço interno da Corte, por meio de suas diversas unidades, para disponibilizar à sociedade rondoniense o portal.

“O Tô no Controle é exatamente isso: o cidadão no controle da gestão pública, tendo essa ferramenta, que é inédita no âmbito dos Tribunais de Contas, e contém não apenas dados sobre a gestão pública, mas vai além, trazendo aspectos históricos, geográficos, demográficos, curiosidades… enfim, um manancial de informações úteis sobre os municípios”, disse o conselheiro.

O Tô no Controle apresenta de modo organizado, analítico e de fácil entendimento para a população, gestores, imprensa e demais interessados números e indicadores das administrações municipais rondonienses.

Essa ferramenta, que utiliza plataforma web e está, portanto, disponível na internet, bem como em plataformas móveis (smartphones, tablets, entre outros), constitui-se ainda em ferramenta estratégica importante para ações relativas ao controle e melhoria da administração pública, uma vez que possibilita aos interessados acesso rápido e facilitado a gráficos, relatórios e documentos referentes aos municípios, incluindo comparativos e análises por região, indicadores como o IEGM, elaborado pelo TCE, entre outros.

COMO FUNCIONA

Parte das informações que são apresentadas no Tô no Controle é extraída da base de dados disponível nos Sistemas Integrados de Gestão e Auditoria Pública (Sigap) do Tribunal. A esse manancial de informações gerenciadas pelo Tribunal, foram reunidas outras, de cunho histórico, geográfico, político-administrativo, visando compor a realidade do município em análise.

O portal conta com a integração e gestão eficiente de conteúdos visando racionalizar processos de trabalho, bem como cuidados relativos a sua manutenção e atualização, tendo como diretriz a observância dos critérios de acessibilidade, usabilidade e transparência públicas.