Principal

TCE-RO participa de seminário do TJ sobre auditoria e controle interno

04 de dezembro de 2018 | 12:07

A relevância assumida pelo sistema de controle interno dentro da administração pública foi um dos assuntos abordados pelo conselheiro Valdivino Crispim de Souza, representando o Tribunal de Contas do Estado (TCE-RO), na última sexta-feira (30), na abertura do I Seminário de Auditoria e Controle Interno, uma realização do Tribunal de Justiça (TJ-RO).

Integrante da mesa de honra do evento, que contou ainda com o presidente do Poder Judiciário, desembargador Walter Waltenberg, o conselheiro Crispim, em sua fala, disse que o Tribunal de Contas, dentro de sua condição de órgão de fiscalização, busca tornar ainda mais efetivo o processo de gestão e controle das demais instituições, especialmente através de orientações às administrações.

“Nesses 30 anos de Tribunal eu tive a oportunidade de observar os controles internos das instituições e a importância que têm na disseminação de conceitos, de conhecimentos, de boas práticas; por isso louvo o Tribunal de Justiça pela eleição temática que é essa avaliação de controle”, acentuou.

Ainda sobre o controle interno, ele lembrou que se trata de uma necessidade da administração pública. “O sistema de controle interno é fundamental para a processo decisório em qualquer instituição, daí a necessidade de que seja modelado e estruturado para alcançar a máxima efetividade possível”, disse.

TEMÁTICAS

Ao longo do seminário, foram discorridas temáticas como “Compliance”; Controle interno voltado para efetividade; Coso (gerência de controle internos): Três linhas de defesa do controle interno; Implementação da gestão de risco com foco na melhoria da governança pública; Avaliação dos controles externos e Nova identidade do Controle Interno do TJ-RO. As apresentações foram feitas por palestrantes diretamente ligados a setores de auditorias de diversos órgãos, incluindo do TCE-RO.


Mais notícias